quarta-feira, 25 de novembro de 2009

- RAMANA MAHARSHI -COMO AQUIETAR A MENTE




SRI RAMANA MAHARSHI - Mestre de Advaita Vedanta e homem santo do sul da Índia - 1878-1950.


COMO AQUIETAR A MENTE:

Através da indagação "Quem sou eu ?", o pensamento "Quem sou eu ?" destruirá todos os outros e, como a vareta usada para avivar a fogueira, ao final ele mesmo acabará destruído. Então, surgirá a compreensão do Eu superior.

Quando surgem outros pensamentos, não se deve insistir neles, mas indagar: "Para que surgem esses pensamentos?".

Não importa quantos são eles. A cada um, deve-se indagar prontamente, "Para quem surgiu este pensamento? A resposta seria "Para mim".

Se logo depois se fizer a pergunta "Quem sou eu?", a mente retorna à sua fonte e o pensamento se aquieta.

Com a repetição dessa prática, a mente desenvolverá a habilidade de permanecer em sua fonte.

Quando a mente, que é sutil, aflora através do cérebro e dos órgãos dos sentidos, surgem nomes e formas grosseiras; quando permanece no coração, tais nomes e formas desaparecem.

Impedir que a mente divague e retê-la no Coração é o que se denomina "interioridade".

Permitir que a mente saia do Coração é conhecido como exteriorização.

Assim, quando a mente permanece no Coração, o "Eu" que é a fonte de todos os pensamentos desaparece e o Eu superior que sempre existiu pode brilhar.

O quer que se faça, deve-se fazê-lo sem o "Eu" egóico.

Desta forma, tudo aparecerá como natureza de Shiva [Deus].

Nenhum comentário:

Postar um comentário