quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Mooji- Mantenha simples


Mantenha simples
Trechos de um Satsang em Ubatuba, em março de 2008
Transcrição Veetshish

Discípulo – Mas... existe uma agonia... de conseguir permanecer no eu sou
com todo o dia-a-dia.
Mooji: Isso é devido realmente a conceitos errôneos. Sempre que você
sente ‘eu’, o eu é o Eu Sou. Tentar ser o Eu Sou é um pensamento que surge no Eu
Sou.
Mantenha simples.
Eu é Eu Sou. Eu não é uma pessoa. A pessoa em si é uma modificação do
Eu Sou; na maioria dos casos, uma distorção do Eu Sou. O Eu Sou é sinônimo de
Consciência ou Ser. E este Eu Sou aparentemente se transmuta para uma pessoa
simplesmente através da identificação com o corpo-mente. Então este Eu Sou
experimenta a si mesmo como se ele fosse o corpo-mente. Ele se imagina ser um
corpo-mente, uma pessoa diferente porque são corpos diferentes.
Porque este Eu Sou se identifica com o corpo, com a construção elemental
única de cada corpo e se imagina ser, se identifica ser este corpo. É uma
modificação. Mas esta modificação é apenas aparente. Só ocorre na mente. É a
mente que está vendo o mundo. A mente surge como ‘eu’, mas este eu é chamado
conceito-de-eu, ou eu-personalidade. E este eu-personalidade é percebido,
testemunhado no Eu Real (Self).
Espero que não seja confuso para vocês.
O estado natural do eu é Eu Sou. Este Eu Sou em si mesmo é como espaço,
é imaterial. É um ser imaterial. Mas ele tem uma capacidade, ou melhor, uma
capacidade surge neste ser de se identificar com o corpo-mente. E, através deste
corpo-mente, desfrutar de experiências. E esta identificação com o corpo surge
como eu-personalidade, que é uma limitação no Ser.
Mas ela simplesmente ocorre. Quem pode escapar? Mesmo Krshna ou Buda
não escaparam. Eles também, no início, eram condicionados. Então eles perceberam
que o condicionamento não era eles mesmos. E eles realizaram que eles são o Eu
Sou, o Observador, e não aquilo que é observado. E a resposta a este
reconhecimento é que eles não podiam parar de rir. Eles disseram: “Olha isso! Eu
estava olhando assim, mas era de outro jeito!” Algo incrível!
Você pensa e se comporta como se fosse uma unidade de consciência com
uma vontade separada para realizar decisões separadas. Mas isso nada mais é do que
a maneira como a qual a Consciência está se expressando. Como se ela tivesse uma
vontade separada como indivíduo.
Isso não é algo fácil de entender. Mas não se preocupem com isso.
Você disse que tem alguma agonia surgindo. Mas se existe agonia, esta
agonia está surgindo para sua pessoa, não para o Ser. Se você é apenas o Observador,
a agonia será vista apenas como uma sensação que ocorre para um eu aparente, que
você parece ser, mas não é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário