quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Papaji- vários assuntos




Mente
P: O que é a mente? O que é a não-mente? A não-mente é uma ausência
temporária da mente ou isto é permanente?
R: A mente é justo uma coleção de pensamentos ao longo do “EU” que os
move em torno. Quando “EU” cai fora não há mente. Quando a não-mente submerge
dentro de sua fonte e fica lá, a realidade brilha, permanentemente e irrevogavelmente.
P: A maioria das pessoas tem receio de deixar ir suas mentes porque eles
pensam que eles precisam dela para funcionar no mundo. Como suas atividades diárias
serão feitas se não houver um que decida o que e como fazer?
R: Experimente e veja. Você é como alguém em um PABX que pensa que
tem que correr em torno e fazer as conexões por si mesmo. Relaxe, pare de interferir, e
você verá que todo o show continua por si mesmo sem nenhuma intervenção sua.
P: Muita gente tem despendido anos com êxito no esforço de aquietar suas
mentes. Isto os traz mais próximos da Iluminação ou eles simplesmente aumentam sua
força de concentração?
R: Pessoas que tem êxito em seus esforços de aquietar suas mentes estão se concentrando
intensamente em um objeto do pensamento chamado “silêncio”. Este não é o silêncio do
não pensamento. Isto é uma experiência de estado mental através de intenso esforço,
quando ambos, o esforço e os pensamentos cessam, a Iluminação ocorre.
P: Algumas vezes em Satsang você usa o Buda como um exemplo. O Buda
alcançou a liberdade através da meditação, ainda assim você sugere que há limitações na
meditação. Poderia nos explicar sobre isto?
R: O Buda tentou todos os tipos de meditação e tapas antes de chegar a Bodhi Gaya, mas
ele não teve nenhum resultado. Quando ele se sentou embaixo da arvore bodhi, tudo que
ele tinha era uma firme determinação que não iria se mover antes de alcançar a
Iluminação. Foi a sua determinação em ser livre que conseguiu sua liberdade, não
nenhuma prática anterior.
Vida
P: Quem sou eu?
R: Aquilo que você imagina ser. Quando você para de criar identificações
para si mesmo, você encontrará quem você realmente é.
P: Quem é Deus?.
R: Quando você projeta um mundo de sonhos para si mesmo e vive nele,
você também projeta um Deus que olhe por ele. Quando você para sua projeção, ambos o
mundo e Deus desaparecem.
P: Depois da Iluminação, nós entendemos tudo sobre a vida? Ou o propósito
da vida fica no coração como um mistério e não como um enigma a ser resolvido?
R: O Self será sempre um mistério porque não há nada fora dele para
compreende-lo, analisa-lo ou entende-lo.
P: Qual é o significado da vida?
R: Porque deve haver algum significado? Qualquer significado que você atribua para isto
é justamente uma idéia em sua mente. A Vida não é afetada ou explicada por nenhuma
idéia que você possa ter sobre isso.
P: Você pode por favor falar sobre como aprender a viver, simplesmente ser
aqui agora. Algumas vezes estando a sua volta eu sinto você compartilhando conosco
ordinárias atividades diárias. Eu penso sobre o Zen dizendo “Antes da Iluminação cortar
lenha, carregar água, após a Iluminação, cortar lenha, carregar água”....
R: Antes da Iluminação você pensa, “Eu preciso cortar lenha, eu preciso
carregar água”. Depois de tudo a lenha é cortada, a água é carregada mas isto não tem
nada a ver com você. Isto simplesmente acontece.
P: Quando nós estamos no ‘intervalo’ entre vidas, nós conscientemente
escolhemos o corpo que nós queremos reencarnar, nossos pais, e essas coisas? Se é
assim, como nós escolhemos?
R: Isto não é uma agencia de viagem que você pode pegar um bom local para
seu próximo nascimento. Seus pensamentos e desejos nessa vida impulsionara você a
uma nova forma e não necessariamente a uma muito boa. Isto está fora do seu controle.
Agora mesmo você pode exercitar controle buscando de onde vem os seus pensamentos e
desejos. Após sua morte será muito tarde.
P: Por que nós temos tanto medo em nossas vidas? Por que confiar em cada
momento é tão difícil?
R: Se você vive no ego, você automaticamente monta situações de ‘eu’ e o
resto do mundo. Para defender o ego você deverá ser egoísta e você deverá temer os
outros porque eles todos ameaçam o seu bem estar. Como você pode confiar em qualquer
um nessa situação?
P: Muita gente acredita que há algo como um “ego saudável”. Uma pessoa
com um ego saudável pode ser confiante,
Cônscio de suas habilidades e limitações, gostos e não gostos, tem alta autoestima,
e assim vai...Existe algo como um “ego saudável”? Isto pode levar a liberdade?
R: Uma pessoa que confia em si mesma e tem alta auto-estima (o que os
psicólogos chamam de ‘ego saudável’ não está mais próximo da liberdade do que
qualquer outro. Esta pessoa pode sentir que está feliz e que não precisa de grandes
mudanças em sua vida. A pessoa que entende que este ego está continuamente causando
problemas mentais esta mais propicio a buscar soluções. Não há algo como um ego
saudável assim como algo não há algo como doença saudável. O ego não pode o levar a
liberdade, ele só pode obstruir isso. Ego e liberdade não podem coexistir. Quando o ego
desaparece, a liberdade substitui isso.
Sonhos
P: O que são sonhos? Por que nós sonhamos?
R: Sonhos são projeções mentais, de noite vocês os projetam dentro de suas
cabeças, durante o dia vocês os projetam fora de suas cabeças. Vocês sonham esses
mundos porque há um forte desejo de desfruta-los.
P: Você me diz ‘ Acorde!’ que eu estou sonhando neste momento. Quando
eu vou dormir de noite eu não me lembro de nada até que eu acorde na manhã seguinte, e
algumas vezes eu tenho sonhos que sinto tão reais quanto quando estou acordado em, tão
real quanto a sensação de que eu estou sentado aqui agora. Como nós sabemos o que é
real e o que é irreal?
R: Todos os seus sonhos são irreais até mesmo o sonho que você chama de
estado acordado, a única realidade é a tela onde eles aparecem. Quando você se identifica
com a tela e não com as figuras, você saberá o que é real e o que é irreal.
P: Quando estou sonhando algumas vezes sinto que eu sou simultaneamente
todas as figuras do sonho. Ao mesmo tempo eu sinto que estou observando todas essas
figuras e tudo o que esta acontecendo. Ainda eu não tenho nenhum senso de controle
sobre o que estou sonhando. É justo um acontecimento, eu sou o sonho, eu observo o
sonho, eu não posso controlar isso. O que está realmente acontecendo?
R: Você esta justamente sonhando. Se você quer saber o que realmente está
acontecendo acorde.
P: Você diz que não há diferença entre sonhando e o estado acordado. Agora
mesmo, como você pode dizer que você esta no estado acordado e não sonhando que
você esta dando Satsang?
R: Eu não estou em nenhum dos dois estados. Ambos os estados
alternativamente aparecem em mim. Você está sonhando que eu estou dando Satsang,
mas seus sonhos não me tocam, nem me afetam.
P: Por que nós temos dificuldades em relembrar nossos sonhos?
R: O cérebro é programado para esquecer a maioria do que nós sonhamos.
Esta é justamente a maneira que o corpo funciona.
P: São nossos sonhos mensagens? Eles querem nos dizer algo?
R: Eles estão dizendo-nos que criação é um sonho, e que há a possibilidade
de acordar ( sair fora) do sonho.
P: Você é consciente quando você dorme? Se é, o que é?
R: A mesma consciência permanece em todos os estados acordado,
dormindo ou sonhando. O aparecer e o desaparecer destes três estados alternativos não
afetam esta consciência, isto não é consciente dos três estados, eles simplesmente
aparecem e desaparecem nesta consciência.
Livre arbítrio versus determinação
P: É tudo em minha vida, por exemplo o momento e método da minha morte,
predeterminado? Que liberdade de escolha e ação eu tenho em minha vida? É o momento
da Iluminação predeterminado, ou pode ocorrer em qualquer momento?
R: Todas as atividades que um corpo executa são predeterminadas. A única
liberdade que você tem é escolher não se identificar com o corpo que está executando as
ações. A Iluminação não acontece no tempo. Ela acontece quando o tempo para.
Desejo
P: Nós vivemos em tempos de abundância. Nós podemos escolher entre
inúmeros diferentes objetos e nós podemos nos encontrar presos em um desejo sem-fim
por mais, maior e melhor. Como podemos viver no “mercado”, mas não envolvidos
nisso?
R: Não indo as compras por objetos dos sentidos.
P: O que é o desejo? Qual é o caminho para a verdadeira felicidade?
R: Discriminando o que é real e permanente e o que é irreal e impermanente.
E assim desejando o primeiro e não o ultimo.
Sexo
P: O celibato ajuda-nos na realização do SELF?
R: Não há sexo no SELF. Eu tive criança, netos e bisnetos, e nenhum deles
me segurou.
P: Há muitos caminhos para a Iluminação, incluindo o caminho que usa a
união com o parceiro como um caminho para o Divino. Algumas pessoas tem
experenciado quando faz amor com seu companheiro, sentimentos de união com a
existência. Você acredita que é possível alcançar verdadeira liberação neste tipo de
caminho?
R: Atividades físicas pode produzir somente resultados físicos. Atividades
mentais produz resultados mentais. Atividades sexuais produz bebes. Iluminação não é
produzido por nada disso.
P: Há um modo correto para praticar o sexo e a sexualidade?
R: Vá até Khajuraho e aprenda como fazer isso no modo indiano.
Entrega
P: Entregar-se ao Mestre é o mesmo que render-se ao Divino dentro de nós
todos, ou isto é novamente olhar por objeto fora de nós mesmos?
R: O Mestre não é um objeto fora de você, ele esta dentro de você como seu
próprio SELF, entregue-se a ele lá.
P: Como a verdadeira entrega é realizada?
R: Indo de volta a sua fonte e descobrindo que não há ninguém para se
entregar, nem nada para entregar.
Amor
P: Qual a diferença entre amor e compaixão?
R: Para o ego, amor é apego criado pelo desejo, enquanto compaixão é um
sentimento de pena pelos outros. Quando não há ego os dois são o mesmo.
P: Nós todos desejamos amar e ser amados e de tempos em tempos
novamente nossa procura pelo companheiro perfeito acaba em desapontamento. Só é
possível amar outro quando ambos são Self-realizados? E quando nós estamos Selfrealizados,
nós não amaremos todos da mesma forma, o que torna a monogamia
impossível?
R: No Self não há outros para amar ou ser monogamico com. O desejo de
um companheiro perfeito sempre acabara em desapontamento porque não há nada como
um par perfeito. Parcerias são sempre imperfeitas.
P: Pode o amor ser incondicional quando nós ainda vivemos no ego?
R: Não
P: Deus é Amor?
R: Você o trouxe para a existência. Seja criativo, faça ele ser aquilo que você
quer que ele seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário